skip to Main Content
Escrever Bem, Um Exercício Que Deve Ser Praticado

Escrever bem, um exercício que deve ser praticado

No mundo de hoje, com a tecnologia nas “pontas dos dedos”, as palavras familiares estão dando lugar a substitutas criadas para uma comunicação rápida. Embora essa comunicação de palavras abreviadas e figuras representando emoções tenha seu lugar, é lamentável encontrar artigos escritos sem revisão nos principais sites de notícias. Nitidamente o mais importante passou a ser a publicação das últimas “notícias quentes” sobre BBB ou Bolsonaro do que a verificação, por um minuto ou dois, do texto que foi escrito.

Para quem viveu valorizando pontos e vírgulas colocadas nos lugares certos e palavras ortograficamente corretas, essa comunicação costuma causar espanto. Escrever bem é, além de uma arte, um exercício que deve ser praticado considerando o respeito às pessoas que irão ler seu texto.

Confesso, por estranho que pareça, sendo eu um escritor, que não tenho paixão pelos estudos da língua portuguesa. Se me perguntassem algo sobre semântica, sintaxe, morfologia, eu não seria capaz de responder. São coisas importantes para o conhecimento, para que possamos compreender melhor o que escrevemos ou o que expressamos oralmente. Mas, tenha ou não esse conhecimento, sem a prática de uma escrita correta é como ser um escultor que não cria uma obra porque simplesmente não põe as mãos no barro.

Encontrei pedras e buracos ao longo do caminho enquanto escrevia meu primeiro livro, Szabo, mas consegui superar a maioria dos contratempos até publicar. Pensando nisso, resolvi compartilhar um pouco da minha experiência trazendo uma curta jornada no aprendizado que tive com a escrita.

O que pretendo disponibilizar neste blog e também no grupo de escrita do Telegram serão informações curtas, mas que podem ajudar a melhorar seu processo de escrita. Aprendi algumas técnicas e irei compartilhar todas elas, assim como as ferramentas que me auxiliam no desenvolvimento da minha escrita. No entanto, o mais importante de tudo, será sempre a sua própria capacidade de se inspirar e de criar que fará a diferença.


Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay